CONCURSO “QUALIDADE DO CAFÉ DE SÃO PAULO” 2024: PREMIAÇÃO FOI UMA CELEBRAÇÃO AOS CAFEICULTORES PAULISTAS

O Vale da Grama, região cafeeira do município de São Sebastião da Grama (SP), foi a que teve o maior número de produtores classificados no 23º Concurso “Qualidade do Café de São Paulo”. A informação está na reportagem a seguir, de Cleusa Pinheiros, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), publicada no dia 27/11/24.

A premiação aconteceu ontem, 26/11, na sede do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas – que tem 137 anos de história vinculados à cafeicultura –, para valorizar a excelência do trabalho dos cafeicultores paulistas que resultou em grãos de qualidade superior.

E o grande dia chegou e foi uma celebração aos cafeicultores paulistas! Entre os presentes à premiação do 23.º Concurso Estadual “Qualidade do Café de São Paulo” − produtores, autoridades, profissionais do segmento rural e convidados −, o sentimento foi unânime: o café, que é uma paixão nacional, ganha novos contornos com este incentivo à produção, com qualidade em solo paulista, e aos produtores, com a agregação de valor à produção.

O Concurso Estadual “Qualidade do Café de São Paulo”, evento organizado pela CATI, juntamente com parceiros da Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) Regional, Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Tecnologia dos Alimentos (ITAL), Instituto Biológico (IB), Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e Câmaras Setoriais – e da iniciativa privada, consolidou e promoveu a identidade do café paulista, com destaque para a produção com adoção tecnologia e Boas Práticas do plantio à colheita pelos agricultores paulistas, que contam com acompanhamento técnico dos extensionistas da CATI nas Casas da Agricultura, dentro e fora da porteira, incluindo apoio para acessar políticas públicas e crédito rural.

Nesta 23ª edição, foram avaliadas mais de 300 amostras de todo o estado e a disputa entre os melhores grãos ocorreu em cinco categorias Coffea arabica: Natural, Cereja Descascado, Fermentado e Orgânico; e Canephora, novidade desta edição a inclusão da categoria, que representa cerca de 40% da produção nacional de café.

“O café é a essência de São Paulo, o estado começou com o café. Parabéns aos vencedores e a todos os competidores do concurso, pois isso agregará muito valor e contribuirá para evoluir ainda mais este produto de excelência”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

Confira neste link a íntegra da reportagem.