O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou nesta terça (3/12), o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG), na espécie Indicação de Procedência (IP), para a região do Vale da Grama (SP), como produtor de café. É a 18ª região produtora de café com IG. Com esse registro, passa para 124 o número de IGs brasileiras, sendo 95 IPs e 29 DOs (Denominação de Origem). O Inpi também reconhece outras 10 DOs estrangeiras.
O nome geográfico Vale da Grama refere-se à produção do município de São Sebastião da Grama, que está situado a mais de 1.000 metros de altitude, o que favorece a produção de café arábica de qualidade. O vale concentra cerca de 300 produtores com área plantada de 6.700 hectares e produção média de 154 mil sacas.
A área destaca-se por suas condições climáticas favoráveis e solo fértil, que contribuem para o cultivo de grãos de café com características distintas. A fertilidade do solo relaciona-se com sua origem vulcânica, o que confere ao café notas cítricas.
Outros atributos sensoriais dos cafés do Vale da Grama são um corpo médio alto, finalização prolongada, com notas de caramelo cítrico e alto teor de doçura, devendo a bebida atingir no mínimo 80 pontos na tabela da Specialty Coffee Association (SCA).
Leia aqui a íntegra da reportagem escrita por Eliane Silva para o site da Revista Globo Rural.